O Product Backlog é um documento de alto nível do projeto em que estão contidas as features, atividades, etc. que o cliente deseja. A linguagem desse documento é a do cliente (histórias). Deve-se fugir de qualquer orientação técnica, essas envolvem o "HOWTO". As histórias possuem uma estimativa de complexidade e o valor de negócio para o cliente, isso ajudará na priorização.
Etapas do processo:
1. Reunião com cliente e seu time para ouvir os “o quê” (“O QUÊ” e não o “HOWTO”)
2. Reunião com time para discutir os pontos levantados (planning poker das histórias, SÓ HISTÓRIAS)
3. Reunião com o cliente e dar um feedback.
A classificação de priorização dos requisitos pode ser dada por:
1. Tem que ser feito na primeira versão (urgente)
2. Seria bom se fosse realizado, mas pode ser retirado
3. Realizar se houver tempo
4. Versões futuras
Há um template de produto de backlog altamente eficiente e complexo feito com macros excel da belga Boulevart. Confiram aqui.
Nesse link vocês podem ver um exemplo extremamente simples de uma tabela com o produto backlog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário