sexta-feira, março 16, 2007

PC antigo X trabalhador

Ligando o PC e esperando muito para inicializar o sistema. Sistema operacional travando a toda hora. Lentidão para abrir aquele arquivo de extrema relevância e urgência. Bem na hora que se precisa tudo parece querer ir de encontro? Pois é, esse seria um perfil completo da vivência com um computador obsoleto. Pior ainda é quando este é uma importante ferramenta de trabalho e necessidade.

Um recente estudo de pesquisa conduzido pela TickBox.net veio a confirmar que computadores obsoletos no ambiente de trabalho estão fazendo trabalhadores infelizes e mais prováveis reivindicar ter que tirar uma licença médica.

A pesquisa foi feita com mais de 2700 trabalhadores de escritório europeus da Alemanha, França e Grã Bretanha e encontrou que o descontentamento no local de trabalho aumentou significativamente com a idade do seu equipamento de computador. Quase 40% dos trabalhadores examinados nos três países usavam computadores com pelo menos três anos de idade.

O estudo detectou que trabalhadores de escritórios administrativos tiveram com maior freqüência um equipamento mais velho. E os trabalhadores que possuíam computadores antigos eram 35% mais prováveis de tirarem licença médica. Na França, onde mais trabalhadores usam computadores obsoletos, a probabilidade saltou a 55%.

Aproximadamente 65% dos trabalhadores se queixaram de problemas como enxaqueca, fadiga dos olhos (tais como o olho seco) e lesões por esforço repetitivo (LER). Tal número também foi mais elevado na França.

Os resultados também mostraram que as mulheres em todos os três países eram mais prováveis de usar equipamentos antigos. No Reino Unido, onde mais trabalhadores têm computadores modernos do que nos outros países examinados, o número das mulheres que usam o equipamento velho era dobro dos homens.

1 comentários:

Anônimo disse...

E o pior é que, mesmo não se importando em atualizar o seu parque de TI, as empresas continuam exigindo de seus funcionários a mesma produtividade...

Abraços,