sábado, junho 13, 2009

Uma breve conversa sobre Metodologias Ágeis

As metodologias tradicionais herdam características de engenharias tradicionais. Ou seja, projetam tudo antes e só depois de muitos processos massivos usam a mão-de-obra para executar o trabalho. Mas, isso dá certo com software em que os requisitos são vagos, incertos, mudam todo tempo?

Estima-se que nos modelos tradicionais em torno 40% do que é desenvolvido não será utilizado. Porém, diferente das metodologias tradicionais observa-se nas metodologias ágeis que as características dos projetos são definidas com maior firmeza. Por que? As metodologias ágeis trabalham somente com aquilo que de fato gera valor ao cliente, usuário e a organização. É o famoso faça simples e somente o necessário. Daí surge um importante valor ágil: SIMPLICIDADE.

Diferente do processo tradicional em que o escopo é fixo e o tempo e custo são variáveis as metodologias ágeis utilizam um processo inverso. Seu escopo não é definido, o foco é num constante feedback que gera um produto incrementalmente. E já que falamos de um produto evolutivo e assim adaptativo (ou seja, que se transforma de acordo com as necessidades que surjam) um outro importante valor surge. A CORAGEM, eis que seus fiéis elementos são as mudanças e estas são sempre bem vindas.

Podemos definir os processos e metodologias ágeis como iterativo, incremental, auto-gerenciavel (programador pode optar por suas preferências), auto-organizavel, equipe multi-funcional, foco nas pessoas, valor agregado ao cliente, produtos de
qualidade. E estes não são grandes novidades, mas princípios herdados de Lean.

Assim, em agiles, há um modelo comportamental não exato, constrói-se só o necessário, se houver algo errado o processo é paralisado e elimina-se tudo que não agrega valor. E tudo isso alinha-se facilmente a parte de uma filosofia de trabalho em que é dado poder aos trabalhadores (empower) em que se aproveita o limite dos profissionais dando poder à ponta. E o que isso gera? Mais respeito aos trabalhadores que passam a ter grande poder de voz e conseqüentemente um uso maximizado da capacidade da carga produtiva e incentivo.

Para que fique mais clara a origem das metodologias ágeis podemos demonstrar o 7 princípios básicos de Lean:

1. Elimina desperdicio
2. Aumenta feedback
3. Comprometimento do tempo
4. Entregas rapidas
5. Construa a integridade do sistema
6. Poder ao time (empower)
7. Enxergar o todo


É isso, em breve continuamos a conversa.

5 comentários:

Anônimo disse...

undermining oscillating reinforcing wage forgets garden allows switzerland edulaura referral classes
semelokertes marchimundui

Anônimo disse...

I like the layout!

Anônimo disse...

I prefer to take breaks throughout the my working day and appear by way of some blogs to find out what other people are talking about. This weblog happened to display up in my searches and I couldn't assist clicking on it. I am glad I did mainly because it was a very fulfilling read.

marketing multinivel disse...

Achei o Layout desse blog muito atraente, parabéns

Itália disse...

Muito Bom! Obrigado pelo artigo