Tanto reclamam do 'calor', mas quem realmente faz algo? Coleta seletiva? O lixo jogado da janela do ônibus? Andar de carro sem necessidade? O alto consumo de energia?
Segundo a ONU a temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100. As emissões passadas e futuras de CO2 continuarão contribuindo para o aquecimento global e a elevação do nível dos mares durante mais de um milênio, levando em consideração sua permanência na atmosfera. Se os países não adotarem os meios para reduzir a poluição da atmosfera, a temperatura média pode aumentar até 6,4%.
Este desajuste modificará totalmente as condições climáticas: provocará ondas de forte calor, as inundações serão cada vez mais freqüentes, os ciclones tropicais, tufões e furacões provavelmente serão mais intensos, os recursos de água potável diminuirão e a elevação do nível do mar pode provocar o desaparecimento de algumas ilhas e superfícies férteis. As mudanças obrigarão milhares de pessoas a abandonarem suas casas, e o número de refugiados do clima será superior ao de refugiados de guerra, alertam alguns especialistas.
Pensando nesse caos uma ONG a Fundación Natura junto com mais 31 universidades espanholas criaram um um site visando sensibilizar os internautas sobre a importância de suas ações diárias para evitar o aquecimento global e suas conseqüências para vida de nosso planeta.
No site, um mundo de gelo foi criado e colocado num freezer com porta transparente, na frente uma web cam em tempo real filmando. Enquanto isso, o tempo que as pessoas passarem se informando no blog, será somado num contador, mas caso o contador chegue a zero, o freezer será desligado.
Alguns especulam que os site é uma estratégia para a ONG conseguir audiência e como resultado gerar receita publicitária. Porém, a idéia é ajuda a educar.
Blog do Projeto: http://www.frenaelcambioclimatico.org/
2 comentários:
é, pois é...
gostei da idéia do site. seja ela pra dar audiência ou não, foi uma idéia criativa.
agora sobre o aquecimento global.
pô, é um assunto delicado pra caramba. primeiro por que está intimamente ligado ao nosso desenvolvimento tecnológico e, dependendo da mandeira como é tratado, pode significar atraso. antes, a busca era por encontrar novos meios de geração de energia limpa, agora o impasse é outro: voltamos novamente ao caso da conscientização dos países mais ricos. infelizmente eles (em sua enorme ganância) ainda escondem essas novas tecnologias do resto do mundo e privam a humanidade da salvação. é.. o dinheiro ainda é, indiscutivelmente, a mais poderosa arma de controle em massa.
Se paramos para consumir menos energia, e fazer as pequenas coisas do dia a dia, por que não pensar na alternativa vegetariana?
Sabemos que o cultivo desenfreado de bovinos libera uma grande quantidade de gazes que fere a camada de ozônio.
Além do mais, a floresta amazônica está sendo derrubada em um rítimo acelerado para o plantio de grãos (PARA O GADO, que consome muito mais que nós) e para pastagens de gado.
Um caso a se pensar, não?
Menos consumo, menos cultivo!
Postar um comentário