segunda-feira, janeiro 19, 2009

Custo intelectual X Horas de trabalho

Era uma vez uma empresa transportadora de cargas. Trabalhava transportando
cargas bilionárias, petróleo e toda essa espécie de coisas. A menina dos olhos da empresa era um grande e novíssimo navio, que fora fabricado ao custo de 2 bilhões de dólares. Um dia de serviço desse navio custava à empresa US$ 100.000 dolares. Após somente 6 meses de serviço, o navio
simplesmente parou de funcionar. Foram chamados técnicos e mais engenheiros e mais mecânicos do fabricante, que ao término de 1 mês não conseguiram resolver o problema de jeito nenhum. 30 dias com esse navio parado siginificava um prejuízo de 3 milhões de dólares para a empresa, e seus donos estavam à beira de um colapso nervoso quando foi dada a idéia de
chamar um especialista independente, que já tinha enfrentado problemas semelhantes e se saído muito bem, devido à sua experiência imensa com a complexa mecânica naval.

Eis que no dia seguinte, chega o especialista. Senta-se em frente a uma das partes do motor, tenta ligar, pressiona alguns botoes, balança a cabeça, murmura algo para si mesmo... e puxa uma chave de fenda da sua caixa de ferramentas. Desaparece por entre os motores por alguns instantes, e ao retornar diz: “problema resolvido”. Apenas ao toque de um botão, o motor
responde o navio começa a funcionar novamente no ato.

O presidente da empresa ficou impressionado, e perguntou ao especialista quanto ele lhe devia. O especialista respondeu:

- A conta é US$ 1 milhão, por favor.

O presidente da empresa ficou indignado, e falou:

- US$ 1 milhão por apenas alguns minutos de trabalho? Para apertar um parafuso? Eu sei que o meu navio é um navio de 2 bilhões de dólares, mas 1 milhão é absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifiquem esse valor!

O especialista simplesmente balançou a cabeça afirmativamente e saiu.

Na manhã seguinte, o presidente recebe a nota fiscal com o serviço descriminado. Ao terminar a leitura, não hesitou e mandou que fosse paga no ato.

A nota fiscal dizia:

Serviços realizados:

Visita técnica – cortesia

Apertar um parafuso – US$ 0,10

Saber qual parafuso apertar – US$ 999.999,90”


Em suma, um problema que era remexido há um mês e sem solução foi resolvido em poucos minutos. Um erro comum é querer fazer comparações entre complexidade x tempo. Isso é errado. Quando estimamos em SCRUM utilizando planning poker, levamos em consideração o tamanho de uma história, relativo à sua complexidade – esqueça as horas. Trabalhamos com processos empíricos, lembram? Não dá para querer controlar como controlamos uma linha de
montagem.

E no final, uma estimativa é somente uma estimativa – não é uma previsão, e não precisam ser certas. Obviamente, quando atingimos uma certa regularidade e melhoramos nossa exatidão das estimativas, ganhamos mais previsibilidade e temos melhores condições de nos planejar para o futuro. Mas isso é uma coisa que vem naturalmente, assim como a velocidade do time (normalmente, entre 3 – 6 Sprints), e não pode ser forçada.

Esse texto foi redigido pelo Igor Macaubas da lista scrum-brasil.

1 comentários:

diegotolentino disse...

já tinha ouvido essa estoria, gostei muito do seu blog e recomendei pra todos que fazem graduação em analise comigo