domingo, abril 22, 2012

Problemas com Wifi lenta perdendo pacotes

Problema: Perda de pacotes via wifi
Computador: Notebook Vostro 3550
Roteador: D-Link DIR-600
Sistema Operacional: Windows 7

Há poucos dias me deparei com um problema que muitas veze só é percebido quando sua conexão não é das melhores. Falamos da perda de pacotes. Para constatar o problema comecei fazendo o famoso ping no server da google. ( para quem nao sabe, basta ir em executar, digitar CMD, abrir o prompt de comanda e digitar: ping 8.8.8.8 -t) Peguei um cafézinho e comecei a observar.. Depois de um tempinho você dá control C e pára o processo para ver qual o percentual de perda de pacotes. 

No meu caso se tratavam de mais de 20% de perda.. Fui além.. dei um ping no meu roteador e percebi o mesmo problema. Ou seja, a perda de pacotes se dava entre o roteador e notebook. Ou seja, ou o problema é no roteador ou no notebook. O que fiz? Testei outros dispositivos na mesma rede e parecia estar tudo OK. Estranho. Logo, o problema estava no notebook mesmo. Comecei a desinstalar uma série de aplicativos. Atualizei a BIOS do notebook, atualizei os drivers no site da DELL. Fui além, fui no site da INTEL e peguei a versão mais atual do driver do WIFI. Mas nada resolvia. Mudei o canal do roteador para ver se o problema era alguma interferencia (mudei do 6 para o 0 ou 9), mas NADA. 

Depois de exaustivas tentativas chego a SOLUÇÃO!..

Solução: Basta ir no controle de perfis de energia (Opções de Energia) do seu Windows, alterar configurações do Plano, alterar Configurações de Energia Avançada e lá está a Configuração de Adaptadores Sem Fio. 
Lá você altera para Desempenho Máximo, tanto em bateria quanto na tomada e seu problema estará resolvido. O seu notebook passará a não poupar energia para se comunicar e usará o máximo de sua potencia Wifi. ;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico !!!!! Obrigado !!!!

marketing multinivel disse...

Parabéns pela matéria, muito obrigado pelas informações.